Indústria Alimentar: Um futuro de proteção e segurança.
- dikamarsa
- 29 de nov. de 2023
- 3 min de leitura
O Crescimento e o Futuro Seguro da Indústria Alimentar

Nos últimos anos, principalmente depois de 2021, a Indústria Alimentar tem sido alvo de um grande foco de atenção no que diz respeito às regras de segurança e higiene. Isto desencadeou um crescimento intenso na procura de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para a Indústria Alimentar, tais como calçado de segurança, luvas, máscaras ou aventais.
No geral, esta intensificação na procura de EPI´s para a Indústria Alimentar foi acelerada devido às regras de higiene provocadas pela pandemia COVID-19, pela implementação de regras governamentais rigorosas e avanços tecnológicos.
A pandemia da COVID-19 fez aumentar significativamente o mercado global de EPIS´s, uma vez que as empresas foram obrigadas a fornecer mais proteção, conforto e produtos tecnologicamente mais avançados para proteger os seus trabalhadores de potenciais perigos e contaminações.
O futuro da Indústria Alimentar está agora a seguir um caminho de progresso e inovação, procurando disponibilizar aos trabalhadores ambientes de trabalho mais seguros e, consequentemente, uma cadeia de abastecimento mais fiável para os consumidores.
Avanços na Tecnologia
O impacto dos protocolos de saúde fruto da pandemia e os requisitos de higiene exigidos pelo mercado da Indústria Alimentar impulsionaram os estudos para desenvolver avanços tecnologicos na área da segurança.
Depois de compreender as condições e os desafios enfrentados pelos trabalhadores de industrias de processamento alimentar, empresas produtoras de EPI´s, como a Dikamar, desenvolveram novos produtos especificamente para este tipo de atividade.
O nosso modelo EagleGrip, foi projetado para responder aos desafios da Indústria Alimentar, é feito em PU (Poliuretano) e tem um design leve e simples para que seja de fácil limpeza e manutenção. Esta bota é 40% mais leve que botas em PVC ou borracha, o que é muito importante para trabalhadores que passam muito tempo em pé.
Além disso, as botas EagleGrip têm outros beneficios para a área do processamento alimentar:
-Resistência a substâncias adversas: projetada para ter uma elevada resistência à abrasão, químicos, óleos e temperaturas.
- Leveza: Combinado com a mais recente tecnologia, a bota EagleGrip é feita apenas em PU, um material de qualidade superior muito leve.
- Sola desenhada para ter uma excelente aderência: Feita para ter um comportamento de aderência excecional em ambientes extremos. Possui uma sola plana com contacto total com o solo (sem intervalos entre o calcanhar e a biqueira) o que aumenta a aderência.
- Proteção do Pé 100% metal-free: o pé é protegido por uma biqueira de proteção 100% metal-free feita de composito, o que reduz o risco de contaminação metálica em produtos alimentares. Disponível em O4, S4 e S5 (sabe mais sobre os códigos de segurança)

- Conforto durante todo o dia: Bota de segurança ideal para quem passa muito tempo de pé. Além disso, tem um excelente isolamento térmico até -30°C (-22°F).
Certificações:
A bota EagleGrip é certificada de acordo com as normas Europeias (CE) como EN ISO 20347:2022 e 20345:2022 (SR+CI); Tem também a certificação ASTM F2413 I/C/SD
O tempo para mudar é agora
As alterações climáticas, mudanças sociais, escassez de recursos e a consciência social estão a mudar a forma como os consumidores pensam e consomem. Hoje, os consumidores estão mais conscientes do seu impacto na segurança mundial e como a sua própria segurança pode ter um grande impacto no bem estar mundial.
Epi´s com tecnologias inovadoras, como a bota EagleGrip, melhoram o bem-estar diário dos trabalhadores em ambientes meticulosos e potencialmente perigosos como é a Indústria Alimentar.

Comments