Trabalhar no sector agrícola requer alguns cuidados. Quando comparado com outros setores como a construção, a agricultura parece não ter muitos riscos associados. Porém, coisas simples, como poeiras, podem ser fatores de risco no longo prazo.
A agricultura requer muitas vezes trabalhar com pesticidas e até equipamentos pesados e perigosos, o que faz desta uma atividade com vários fatores de risco tanto para o seu corpo, como para os seus pés.
A segurança dos seus pés nesta atividade não pode ser desvalorizada e, por isso, deve escolher um calçado adequado ao seu ambiente de trabalho. É para o ajudar nesta tarefa de se manter seguro que enumeramos neste artigo 5 EPIs essenciais para trabalhar no sector agrícola e explicamos como escolher o calçado certo.
PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
As máscaras são dos EPIs mais importantes na agricultura.
A exposição constante a poeiras e a pesticidas podem fazer com que desenvolva problemas respiratórios graves. Porém, estas doenças podem ser prevenidas com o uso adequado de EPIs de proteção respiratória.
PROTEÇÃO AUDITIVA
Não é apenas a exposição a poeira que podem deteriorar a sua saúde, a exposição a sons elevados também.
Muitos agricultores trabalham com equipamentos que geram muito barulho. A exposição a estes sons elevados por longos períodos de tempo afeta a sua audição. Se já tiver um histórico de infeções nos canais auditivos, o risco torna-se ainda maior.
Proteções auditivas, como tampões, bloqueiam o barulho o protegem a sua audição.
PROTEÇÃO FACIAL
Existem vários EPIs de proteção facial que podem proteger toda a sua face ou apenas os olhos. Os óculos de proteção têm como principal função assegurar a sua saúde, evitando que partículas entrem nos seus olhos ou que químicos salpiquem e danifiquem a sua visão.
Já as viseiras de segurança protegem a sua face na totalidade, porém é recomendável usar os óculos de proteção por de baixo da viseira.
PROTEÇÃO CORPORAL
Os químicos não são só prejudiciais quando em contacto com a sua face, mas também com o resto do seu corpo.
Ao trabalhar com produtos perigosos, é de extrema importância usar macacões protetivos para que todo o seu corpo fique protegido e para prevenir contaminações cruzadas.
CALÇADO
O calçado na agricultura tem um papel igualmente importante ao dos retantes EPIs e que não pode ser desvalorizado.
Para esta área, é recomendável o uso de botas de cano alto impermeáveis, uma vez que é comum ter de trabalhar com água e em terrenos húmidos. Ter os pés molhados, para além de ser desconfortável, pode trazer consequências como o desenvolvimento de micoses, bolhas e até de mau cheiro.
No Verão, um calçado quente sobreaquece o pé, fazendo com que transpire e fique húmido. Escolher o calçado com o material certo vai acabar com este problema.
A borracha e o PVC são materiais muito comuns para botas de trabalho, mas nem sempre são os melhores, pois contribuem para o sobreaquecimento do pé. Ao contrário destes materiais, o PU é perfeito, pois tem um excelente isolamento térmico que permite que os seus pés fiquem quentes no Inverno e é um material respirável, ou seja, no Verão terá os seus pés frescos e secos.
Um trabalho tão exigente como a agricultura obriga a utilização de um calçado confortável, pois só assim a sua produtividade se poderá manter em alta.
Outro cuidado que deve ter com o seu calçado para a agricultura é garantir que é antiderrapante e resistente a químicos.
Um calçado antiderrapante vai contribuir para a sua segurança, prevenindo deslizamentos e quedas. Por outro lado, a resistência a químicos vai contribuir para uma maior longevidade das próprias botas.
Ainda deverá considerar escolher um calçado com biqueira e palmilha de segurança, uma vez que o trabalho nesta área envolve trabalhar com ferramentas pesadas que poderão cair nos seus pés e objetos pontiagudas que os poderão perfurar.
Todas estas características e muitas mais estão presentes nas botas para a agricultura da Dikamar®. Veja a nossa seleção de calçado de trabalho para a agricultura que desenvolvemos especialmente para si!
Comments